O Brasil emplacou 127,1 mil leves na 1ª quinzena de dezembro/25, alta de +20,1% vs. 1ª quinzena de novembro/25 (105,8 mil) e +9,6% vs. 1ª quinzena de dezembro/24 (115,9 mil). No acumulado de 2025, o mercado soma 2,40 milhões, +2,1% acima de 2024 (2,35 milhões) — dezembro recupera parte da perda ocorrida em novembro e ajusta o ritmo para o fechamento do ano em 2,54 milhões.
Foram 11 dias úteis na quinzena (vs. 10 em novembro/25 e 10 em dezembro/24). A média diária ficou em ~11,6 mil/dia, acima de novembro (~10,6 mil/dia; +9,2%) mas praticamente no mesmo nível de dezembro/24 (~11,6 mil/dia; -0,3%). Traduzindo: o “ganho” a/a de volume aparece muito mais por calendário/efeito sazonal do que por aceleração real de demanda.
Canais: varejo volta a liderar a alta da quinzena; direta perde peso mas segue estruturalmente alta no ano.
A venda direta ficou em 48,0% na quinzena (nov/25: 52,1%; dez/24: 46,2%). Em volume:
• Showroom (varejo): 66.129
• Venda direta: 60.929
Comparações (quinzena):
• Showroom: +30,4% vs. nov/25 e +6,0% vs. dez/24 (mas -1,7% no YTD vs. 2024).
• Venda direta: +10,7% vs. nov/25 e +13,8% vs. dez/24 (+6,8% no YTD vs. 2024).
Leitura realista: dezembro “reacende” o varejo na margem, mas o ano segue dependente de direta — no acumulado, a direta está em 47,2% (2024: 45,1%), um patamar alto que indica que uma parcela grande do mercado continua vindo de frotas/locação/corporativo, enquanto o varejo não cresce no ano.
Montadoras: BYD avança forte; Toyota “reaparece”; GM, Fiat e Renault cedem share
Principais variações de participação vs. 1ª quinzena de novembro:
Ganhos:
• BYD: +1,9 p.p. (3,6% → 5,5%)
• Toyota: +1,0 p.p. (3,6% → 4,6%)
• Nissan: +0,5 p.p. (2,2% → 2,7%)
Perdas:
• GM: -1,3 p.p. (13,2% → 11,9%)
• Fiat: -0,9 p.p. (20,7% → 19,8%)
• Renault: -0,9 p.p. (5,6% → 4,7%)
Top 5 (dezembro/quinzena):
FIAT – 25.117 (19,8%)
VW – 21.195 (16,7%)
GM – 15.067 (11,9%)
HYUNDAI – 11.760 (9,3%)
BYD – 7.046 (5,6%)
Fiat segue líder, mas com perda; GM recua e BYD entra pela primeira vez no TOP 5, sinalizando que a disputa por volume marginal está cada vez mais sensível a disponibilidade/campanha e mix (especialmente eletrificados).
Modelos: Strada mantém a ponta; VW ocupa o “miolo” com força; compactos e SUVs seguem dominando
MARCA MODELO EMPLACADOS %
FIAT STRADA 6794 5,35%
VW T CROSS 5125 4,03%
VW TERA 5110 4,02%
FIAT ARGO 5038 3,97%
HYUNDAI HB20 4965 3,91%
HYUNDAI CRETA 4890 3,85%
GM ONIX 4140 3,26%
GM ONIX PLUS 3816 3,00%
VW POLO TRACK 3573 2,81%
FIAT TORO 3106 2,44%
RENAULT KWID 3061 2,41%
FIAT MOBI 3014 2,37%
NISSAN KICKS 3010 2,37%
GM TRACKER 2983 2,35%
JEEP COMPASS 2912 2,29%
Strada segue isolada (apelo trabalho/uso misto e presença em direta). A VW aparece muito forte com T-Cross e Tera praticamente empatados, enquanto o restante do ranking confirma um mercado ainda muito concentrado em produtos de entrada/financiáveis (hatches compactos) e SUVs de grande giro.
Geografia: MG e SP concentram quase metade; top 5 estados passam de 2/3 do mercado
• MG: 31.300 (24,6%)
• SP: 28.535 (22,5%)
• PR: 12.761 (10,0%)
• RS: 6.174 (4,9%)
• SC: 5.850 (4,6%)
MG+SP somam 47,1% da quinzena — concentração alta, consistente com um mercado em que operações de frota/locação e grandes praças seguem puxando o volume (mais do que uma expansão pulverizada do varejo).