Pneus  09/12/2025 | Por: Redação

Pneus

Pirelli revela pneus de F1 para 2026 com novos compostos

Outra novidade é o design gráfico dos pneus nas laterais, que incorpora um logotipo com uma bandeira quadriculada.


A nova gama de pneus Pirelli para a temporada 2026 da Fórmula 1 foi revelada na manhã de 9 de dezembro no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, onde a empresa italiana está atualmente realizando um teste coletivo com todas as equipes.

O design gráfico dos pneus nas laterais é totalmente novo. As marcações emblemáticas que fizeram parte da identidade da Pirelli nas últimas 14 temporadas, desde seu retorno como fornecedora exclusiva de pneus da Fórmula 1 em 2011, foram agora retrabalhadas para incorporar um logotipo com a bandeira quadriculada.

Isso dá aos novos pneus de Fórmula 1 um visual completamente diferente de qualquer outro produto de competição ou de estrada produzido pela Pirelli, mantendo ao mesmo tempo toda a linguagem histórica de design que é sinônimo da empresa sediada em Milão.

As cores que identificam o nível de cada composto em cada GP permanecem inalteradas para o próximo ano. Branco, amarelo e vermelho continuam a indicar Duro, Médio e Macio, respectivamente, enquanto verde e azul seguem como as cores para Intermediário e Chuva extrema.

A gama P Zero 2026 é formada por cinco compostos, do C1 (o mais duro) ao C5 (o mais macio). A performance é semelhante a atual, mas com uma diferença mais ampla e consistente entre cada composto, incentivando estratégias de corrida mais variadas. Os desenhos da banda de rodagem dos pneus intermediários e de chuva extrema permanecem os mesmos de 2025.

As dimensões dos pneus agora são menores para se adequarem aos novos carros desenvolvidos para o último conjunto de regulamentos. O diâmetro do aro continua sendo de 18 polegadas, mas a largura da banda de rodagem é 25mm menor na dianteira e 30mm menor na traseira. O diâmetro total também é 15mm menor na frente e 10 mm menor atrás.

Os pneus de 2026 estão sendo testados hoje na pista utilizando “carros-mula” conduzidos por um ou mais pilotos oficiais de cada equipe. A gama de compostos será oficialmente homologada em 15 de dezembro, conforme os regulamentos técnicos.

A primeira sessão em que serão vistos nos novos carros acontecerá nos testes de Barcelona, de 26 a 30 de janeiro do próximo ano, mas esses novos pneus também aparecerão nos lançamentos das equipes, que serão anunciados nas próximas semanas.