A Vipal Borrachas participou do Seminário de Atualidades Tecnológicas da Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), como patrocinadora oficial das duas edições do evento. A iniciativa está alinhada ao propósito da companhia de apoiar espaços de troca de conhecimento e inovação no setor.
A edição gaúcha ocorreu nos dias 13 e 14 de agosto, no Instituto Senai de Inovação e Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo (RS), reunindo 170 participantes em palestras, debates estratégicos e demonstrações práticas. Na ocasião, a Vipal apresentou a palestra "Ações de Sustentabilidade em Reforma de Pneus", ministrada por Ana Paula Paludo Barreto Hoffmann, assistente do laboratório de P&D, e por Catenca Bettú, coordenadora de Cadastros, Informação de Produto e Melhorias Industriais.
Segundo Ana Paula, a reforma de pneus é "uma prática sustentável por essência, que evita o descarte prematuro e reduz significativamente a demanda por matéria-prima. Mostramos iniciativas da Vipal que contribuem para a economia circular e otimização do consumo de recursos, oferecendo alternativas que unem performance e responsabilidade ambiental.".
Já Catenca Bettú acrescentou: "A sustentabilidade é um pilar central do nosso trabalho. Buscamos desenvolver soluções que entregam eficiência industrial, mas também benefícios concretos para a sociedade e o meio ambiente. É esse equilíbrio que apresentamos no Seminário, reforçando o papel da Vipal como agente transformador na cadeia da borracha".
O patrocínio da Vipal reflete a estratégia da companhia de fortalecer sua atuação junto aos principais fóruns de inovação tecnológica e sustentabilidade do setor. Além de um portfólio completo de produtos para aumentar a vida útil dos pneus, a companhia investe continuamente em treinamentos e transferência de conhecimento para seus clientes.
"Participar de encontros técnicos como este fortalece a nossa missão de unir inovação e sustentabilidade. A reforma de pneus é uma das soluções mais eficientes para estender a vida útil dos produtos, reduzir custos e, principalmente, minimizar impactos ambientais. Por isso, compartilhar conhecimento com profissionais e pesquisadores do setor é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e sustentável da indústria da borracha", afirma Rodemir Conte, Gerente de P&D de Produto e Melhorias Industriais da Vipal Borrachas.