Automotivo  13/08/2025 | Por: redação

Autopeças

BorgWarner fornece inversor duplo para montadora chinesa

Negócio reforça a colaboração estratégica da empresa com importante player no setor de veículos de nova energia (NEV)


A BorgWarner fechou um novo contrato para fornecer inversores duplos para veículos híbridos de um importante fabricante chinês de equipamentos originais (OEM). Isso amplia a parceria entre as empresas após a colaboração para inversores duplos em 2021. O novo projeto está programado para iniciar a produção em massa até o final de 2025.

"Estamos muito satisfeitos por conquistar mais uma vez o negócio de inversor duplo deste importante cliente. Este marco representa uma nova fase de colaboração no setor de veículos de nova energia", diz Stefan Demmerle, Vice-Presidente da BorgWarner Inc. e Presidente e Gerente Geral da PowerDrive Systems. "No mercado de NEV em rápida evolução da China, a BorgWarner continua comprometida em apoiar nossos clientes com soluções de eletrificação inovadoras e de alta qualidade".

O inversor duplo da BorgWarner permite o controle síncrono de dois motores por meio de um único controlador. Isso aumenta significativamente a flexibilidade de encapsulamento e a conveniência de instalação. Com a tecnologia de encapsulamento própria, os módulos de potência da BorgWarner podem ser configurados de forma flexível — diferentes módulos são integrados em um pacote compacto — reduzindo efetivamente o peso e o custo.

 A natureza avançada da tecnologia de inversor duplo da BorgWarner é ainda mais evidente pelo design do módulo de potência, que reduz a resistência térmica em até 50% em comparação com o resfriamento unilateral, aumentando significativamente a densidade de potência. Além disso, a tecnologia permite o encapsulamento de diferentes tipos de matrizes semicondutoras em módulos do mesmo tamanho, garantindo a conformidade com os padrões de eficiência cada vez mais rigorosos do ciclo de teste de veículos leves (CLTC) da China. A regulação adaptativa da tensão da bateria amplia significativamente as faixas de operação de potência constante e alta eficiência do motor, melhorando a eficiência geral do sistema.

A tecnologia de inversor duplo da BorgWarner continua a evoluir, com otimização contínua do design do sistema e do hardware com base nas principais tecnologias. O modelo de produção de terceira geração apresenta um único chip de alto desempenho capaz de lidar simultaneamente com a conversão CC-CC e o controle duplo do motor, podendo ser configurado com interfaces auxiliares de alta tensão, de acordo com as necessidades do cliente. O modelo de produção de quarta geração integra um conversor boost e inversores duplos, e oferece um módulo CC-CC opcional, atendendo às diversas demandas de plataformas de veículos híbridos.

Empresa negocia turbocompressores com grandes fabricantes globais

A BorgWarner conquistou dois importantes negócios com turbocompressores para veículos de última geração de um importante fabricante global de equipamentos originais (OEM) na Europa e na América do Norte. A empresa fornecerá seu comprovado turbocompressor a gasolina com válvula de descarga (wastegate) para motores de 1,0 litro utilizados em veículos comerciais compactos e leves à combustão e híbridos de última geração na Europa. O início da produção está previsto para agosto de 2027. Além disso, a BorgWarner também foi selecionada para um programa de turbocompressores de alto desempenho para uma aplicação híbrida a gasolina de 3,0 litros na América do Norte. A produção começará em setembro de 2028.

"Estes negócios ressaltam nossa capacidade de conquistar mercados altamente competitivos, oferecendo soluções confiáveis e econômicas, além de compromissos de fornecimento de longo prazo", diz Dr. Volker Weng, Vice-Presidente da BorgWarner Inc. e Presidente e Gerente Geral de Turbos and Thermal Technologies. "Eles refletem nosso foco estratégico em apoiar montadoras globais com tecnologias para motores à combustão enquanto outros saem do mercado".

A tecnologia de turbocompressores com válvula de descarga da BorgWarner oferece uma solução robusta e eficiente, projetada para motores a gasolina de pequena cilindrada. Ela utiliza um mecanismo de válvula de descarga convencional para gerenciar a pressão de sobrealimentação, proporcionando desempenho consistente do motor e economia de combustível, sem a necessidade de melhorias complexas. O produto se destaca pela durabilidade excepcional, preço competitivo e disponibilidade a longo prazo — vantagens essenciais em um cenário de fornecedores em consolidação. Fabricada nas instalações da BorgWarner em Rzeszów (Polônia) e Ramos (México), a solução apoia estratégias de produção localizadas e reforça o compromisso da empresa com a excelência operacional e a proximidade com o cliente.