Economia  30/07/2025 | Por: Redação

Tarifaço

ANIP discute com governo impacto de tarifaço de Trump sobre o setor

Segundo Rodrigo Navarro, novo presidente da entidade, tarifa imposta pelos EUA traz grande preocupação para a indústria de pneus


A Associação Nacional da Indústria (Anip) se reuniu nesta no último dia 17 com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, para discutir os impactos da tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. O mercado norte-americano corresponde a 35,3% (1,9 milhão de unidades) das vendas do setor para o exterior.

De acordo com a associação, só em 2024 a indústria exportou 9,5 milhões de pneus sendo o país norte-americano o principal destino de exportação, com 2,6 milhões de unidades vendidas. Já neste ano, de janeiro a junho, 5,5 milhões (22%) de unidades foram exportadas.

Segundo Rodrigo Navarro, recém-empossadoo presidente da ANIP, "A tarifa de 50% imposta pelo governo Trump traz grande preocupação para o setor. Vamos procurar todos os interlocutores chave envolvidos nesse tema para fortalecer as iniciativas de diálogo com o governo norte-americano", afirma. "O setor tem atuado em três eixos, na tentativa de enfrentar os desafios, são eles: acesso a mercado, meio ambiente e conformidade técnica", completa.

 

 

 

Rodrigo Navarro assume a presidência da ANIP

A ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) anuncia a chegada de Rodrigo Navarro como novo presidente executivo da entidade, que representa as fabricantes de pneus instaladas no Brasil. O executivo chega com a missão de fortalecer o setor e estreitar o relacionamento com governos, entidades e outros stakeholders, principalmente da cadeia produtiva e automobilística.

O novo presidente da ANIP tem mais de 30 anos de trajetória profissional e ocupava anteriormente a posição de CEO da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). Navarro teve passagem por setores estratégicos da economia, como construção civil, automotivo, bens de capital e tecnologia. Também trabalhou para grandes empresas como BMW, Phillip Morris, Xerox, Honda, Syngenta, entre outras.

Rodrigo Navarro é doutor em Administração de Empresas pela Rennes School of Business, na França, com MBAs pela Fundação Dom Cabral e COPPEAD, e é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O executivo é autor de livros sobre estratégia e relações governamentais, além de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Desde 2000 atua como professor em diversos MBAs da FGV (Fundação Getúlio Vargas), sendo coordenador do primeiro MBA em Relações Governamentais do Brasil, lançado pela FGV em 2015, e do primeiro diretório de profissionais de relações governamentais da América Latina (Anuário ORIGEM, lançado em 2019).

Também é integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (Conselhão). É conselheiro na CNI, ABNT e FIESP e membro do Conselho Editorial do International Journal of Business and Management.