A Pirelli lançou o primeiro pneu de produção em série para o mercado global feito com mais de 70% de materiais de base biológica e reciclados, incluindo borracha natural com certificação FSC™ (Forest Stewardship Council™)¹. Essa certificação atesta o gerenciamento responsável da cadeia de suprimento de borracha natural, da plantação à fábrica. Até 2026, toda a borracha natural utilizada nas fábricas da Pirelli na Europa será certificada pelo FSC™. Desenvolvido em uma versão específica para a JLR, o novo pneu é um Pirelli P Zero e estará disponível inicialmente em opções selecionadas de rodas aro 22 para o Range Rover, fazendo parte do objetivo da JLR de lançar pneus mais sustentáveis em seus veículos de luxo.
O pneu apresentará a marca FSC™ juntamente com o logotipo característico que identifica os pneus Pirelli fabricados com mais de 50% de materiais de base biológica e reciclados, conforme verificado pelo órgão de certificação independente Bureau Veritas.
Inovação em materiais
O desenvolvimento do novo P Zero representou um desafio significativo para o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli: combinar Ultra-High Performance (UHP) com um alto teor de materiais de base biológica e reciclados, que incluem:
-Aço reciclado, proveniente parcialmente da fusão de sucata metálica em vez de matérias-primas virgens, mantendo as propriedades mecânicas do aço virgem.
-Sílica derivada de casca de arroz, obtida a partir de resíduos do processamento de arroz, utilizada em compostos da banda de rodagem para garantir alta performance em piso molhado.
-Reaproveitamento de negro de fumo, produzido por meio de óleo de pirólise obtido de pneus em fim de vida útil.
-Polímeros biocirculares, fabricados com monômeros derivados de óleo de cozinha usado ou óleo de pirólise, substituindo os polímeros de origem fóssil.
-Bio-resinas, plastificantes à base de plantas que ajudam a otimizar o equilíbrio entre performance em piso seco e molhado.