Automotivo  13/08/2025 | Por: Redação

Autopeças

Cummins recebe pela sexta vez o Prêmio de Qualidade Mundial da PACCAR

Empresa, dona da marca DAF, reconhece o trabalho da Divisão de Eixos da Cummins, que contribui para seu alto desempenho nos negócios


 A Cummins Brasil, por meio de sua Divisão de Eixos, conquistou novamente o certificado 10 PPM - prêmio de qualidade global concedido pela PACCAR, detentora da marca DAF e líder mundial em tecnologia, design e produção de veículos comerciais. A entrega do reconhecimento, referente ao desempenho de 2024, ocorreu em março deste ano.

O termo PPM (partes por milhão) é um índice que mede a proporção de peças rejeitadas em relação ao total fornecido, multiplicada por um milhão. Esta é a sexta vez que a unidade de Osasco (SP) recebe o reconhecimento por atender a esse rigoroso padrão de qualidade, além de se destacar pelo suporte ao cliente e contribuição direta para a performance dos negócios da DAF.

“Manter os padrões de excelência dentro dos requisitos de 10 PPM - muito próximo de zero - produzindo eixos, compostos por diversos componentes e com uma ampla cadeia de fornecedores, é motivo de muito orgulho para todo o time”, afirma Mauricio Senna, gerente de Qualidade da Cummins para a América do Sul. “Nosso maior desafio é sustentar essa rota de excelência com treinamento contínuo, proatividade dos colaboradores e percepção apurada para identificar e desenvolver soluções”.

Parceira da DAF há mais de 10 anos, a Cummins adota uma abordagem disciplinada à qualidade, alinhada à cultura de “zero defeito” que rege suas operações e relacionamentos com montadoras globais. A unidade de Osasco (SP) também vem recebendo investimentos relevantes para elevar ainda mais seus padrões técnicos e produtivos. Apenas no último ano, foram aplicados US$ 7.1 milhões em melhorias na linha de produção e no Laboratório de Engenharia de Materiais (LEM), fortalecendo a capacidade de controle, testes e validações.

A busca pela excelência operacional é contínua. A Cummins tem investido de forma consistente na automação dos processos produtivos, com o objetivo de alcançar níveis ainda mais elevados de qualidade, reduzir impactos ambientais e eliminar riscos à saúde e segurança dos colaboradores