Pneus  02/06/2025 | Por: Redação

Tecnologia

Goodyear apresenta o Fleet Hub, aplicativo de controle de pneus

Tecnologia permite acompanhar status dos pneus, com histórico de manutenção e acesso à Rede Goodyear por motoristas e gestores de frotas


A Goodyear anuncia o lançamento da versão Beta do aplicativo Fleet Hub, uma ferramenta inédita que revoluciona a forma como os pneus são gerenciados por motoristas autônomos e gestores de frotas no Brasil. Com uma proposta acessível e totalmente digital, o aplicativo oferece controle completo do ciclo de vida dos pneus diretamente na palma da mão, além de conectar os usuários à Rede Goodyear em todo o Brasil.

A novidade traz um salto tecnológico ao integrar diversas soluções já oferecidas pela Goodyear, como o CheckPoint, o TPMS Plus e os pneus com chip RFID. O Fleet Hub permite que o usuário cadastre veículos e pneus para acompanhamento de manutenções, como inspeção de sulco e pressão de cada pneu, movimentação de pneus no veículo, pneus em estoque ou mesmo para descarte; realizando o cálculo do CPK (Custo por Quilômetro) e o acesso automático às inspeções feitas pelos revendedores oficiais Goodyear, com alta padronização e qualidade nos serviços prestados. 

“O Fleet Hub surge como o centro de comando digital da gestão de pneus. Nossa intenção é ampliar o acesso às tecnologias e levar mais previsibilidade e economia para todos os perfis de transportadores, desde o caminhoneiro autônomo até o administrador de grandes frotas. A inovação está em integrar soluções que já temos no mercado em uma experiência mobile simples e poderosa”, destaca Fernanda Baré, Gerente Sênior de Serviços & Soluções da Goodyear do Brasil.

Ao fazer o download do aplicativo, já disponível em Android e em breve no sistema iOS, o usuário escolhe seu perfil: motorista autônomo, proprietário de pequena frota ou gestor de frota. A partir dessa seleção, o sistema adapta a interface e as funcionalidades de forma personalizada, tornando a navegação prática e aderente à rotina de cada tipo de operação. Na etapa inicial, o aplicativo solicita informações como tipo de veículo, número de pneus montados, quilometragem média e tipo de carga transportada. Com esses dados, o Fleet Hub já oferece um primeiro resumo da operação e inicia o acompanhamento técnico dos pneus, permitindo uma personalização dos veículos cadastrados, algo bastante valorizado pelos motoristas.

As três áreas principais do Fleet Hub:
 
• Início: Nesta etapa, o usuário visualiza indicadores operacionais, como o CPK, permitindo decisões mais eficientes na compra e na manutenção dos pneus. A aba também apresenta conteúdos relevantes aos usuários, como vídeos e campanhas de produtos. 

• Gestão: Espaço onde se cadastra pneus e veículos, executa e acompanha as inspeções. O motorista ou frotista que tiver o Fleet Hub instalado, e chegar a uma revenda oficial Goodyear, terá seus dados de inspeção automaticamente disponibilizados, proporcionando fácil acesso ao status dos pneus, ganhando agilidade. 

• Serviços: Nesta aba, o motorista localiza o Truck Center Goodyear mais próximo e é direcionado ao local via seu aplicativo de navegação favorito. A integração com a Rede Goodyear permite mais agilidade na execução de serviços preventivos e corretivos, com acesso instantâneo às informações dos pneus.

Além de oferecer funcionalidades próprias, o Fleet Hub é compatível com toda a gama de soluções da Goodyear, integrando diversas tecnologias já disponíveis do portfólio, como: 

• Pneu com chip RFID: Controle patrimonial de cada pneu a partir de uma identidade única em toda vida do pneu.  
• CheckPoint: Inspeção automatizada de pneus, em segundos, com o veículo em movimento. 
• TPMS Plus: Monitoramento em tempo real de pressão e temperatura dos pneus, oferecendo rastreamento do veículo para gestores e condutores.  

O app funciona perfeitamente mesmo que o usuário ainda não possua nenhuma dessas tecnologias, servindo como porta de entrada para digitalização da operação e melhoria contínua da frota. “Esse lançamento representa mais um passo da Goodyear na transformação digital do transporte brasileiro, conectando múltiplos fluxos de dados, melhorando a tomada de decisão e promovendo a sustentabilidade das operações. Estamos entregando governança de forma acessível, com um ecossistema completo de serviços e soluções", completa Fernanda Baré.